Programa Brasileiro de Etiquetagem

Mudanças na etiqueta de eficiência energética para refrigeradores de uso doméstico

Responsável pelo acondicionamento e conservação dos alimentos, os refrigeradores podem contribuir com uma parcela significativa de consumo de energia elétrica passiva de uma residência, quando comparado a outros eletrodomésticos. Não à toa, fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem, o PBE, que objetiva comunicar o consumidor sobre aspectos de desempenho do produto, a partir da etiqueta de eficiência energética.

Determinadas pelo Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, estão previstas adequações em aspectos de classificação e nos critérios de enquadramento das faixas de consumo do produto. As mudanças devem ocorrer em duas etapas: a primeira em 2026 e, posteriormente em 2030, com o objetivo de aproximar os critérios brasileiros ao padrão Europeu, significativamente mais restritivo. Atualmente, uma geladeira certificada no Brasil com classificação de máxima eficiência está em uma faixa inferior a um produto com certificação Europeia na sua mais baixa classificação.

A PCN Latin America é especialista na gestão de projetos de eficiência energética e, além de Refrigeradores, atua no rito de aprovação técnica para Condicionadores de Ar, Máquinas de Lavar e outros diversos itens regulados pelo PBE.

Para saber mais, entre em contato com nossos especialistas.

Leia a notícia na íntegra: https://www.linkedin.com/posts/pcn-latin-america_mudanças-na-etiqueta-de-eficiência-energética-activity-7166767434983432193-OwOx?utm_source=share&utm_medium=member_desktop