O uso de condicionadores de ar neste verão de temperaturas muito elevadas se torna muito comum, mas a escolha do modelo e a forma como o aparelho é utilizado fazem toda a diferença no consumo de energia.
O Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia divulgou algumas orientações para ajudar os consumidores a reduzirem o gasto energético, sem abrir mão do conforto térmico.
Algumas medidas simples, como evitar que portas e janelas sejam constantemente abertas durante o uso e limpar os filtros regularmente, podem melhorar a eficiência do equipamento e diminuir o impacto na conta de luz.
Na hora da compra, é fundamental para o consumidor verificar a etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem PBE, que indica o nível de eficiência energética do aparelho. Os modelos com SeloProcel da Eletrobras são os mais econômicos, consumindo menos eletricidade sem comprometer o desempenho. Outro ponto importante é optar por equipamentos com tecnologia inverter, que ajusta a potência de funcionamento e evita picos de consumo, proporcionando maior economia ao longo do tempo.
Além da escolha do equipamento, pequenas atitudes no dia a dia podem também fazer a diferença. Ajustar a temperatura para entre 23ºC e 26ºC, evitar a exposição direta ao sol na unidade externa e garantir a manutenção periódica do aparelho são boas práticas que contribuem para um uso mais eficiente.
O PBE é um importante aliado do consumidor na busca por produtos mais sustentáveis, garantindo transparência na escolha e incentivando a indústria a desenvolver soluções cada vez mais econômicas e eficazes.
Para saber mais sobre as orientações do Inmetro, acesse: https://lnkd.in/dgynGMPE