Os refrigeradores revolucionaram a forma de como a humanidade interage em sociedade, na possibilidade de conservar alimentos de modo mais seguro e por mais tempo.
Responsável por cerca de 22 % na conta de energia, é o principal consumidor passivo de uma residência e a busca por equipamentos mais eficientes é uma questão de necessidade.
Nesse contexto, a política de etiquetagem do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia é essencial para comunicar a população sobre os parâmetros de desempenho e eficiência energética de um eletrodoméstico.
Recentemente, o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) atualizou o modelo para refrigeradores, introduzindo três novas subclasses, sendo elas: A+++, A++ e A+. Isso mostra, respectivamente, a diminuição de consumo de 30 %, 20 % e 10 % de energia, em relação a antiga classe “A”.
O objetivo é destacar para o consumidor qual produto realmente gasta menos energia e ainda, incentivar a indústria no desenvolvimento de tecnologias mais eficientes.
A PCN Latin America, na posição de organismo certificador, é parceira do INMETRO na operação do PBE.
#energia #desenvolvimento #latinamerica #pcn #pcn #pcnlatam #eletrificação #economia #certificação #segurança #qualidade #tecnologia