Infraestreutura da qualidade

Avanços na Eficiência Energética dos condicionadores de Ar no Brasil

img-infra.png

Com a preocupação em reduzir a emissão de gases poluentes e preservar o meio ambiente, utilizar os recursos energéticos de forma eficaz é um desafio cada vez mais importante a ser assumido. De acordo com estudos realizados pela International Energy Agency (IEA), no contexto da eficiência energética, a climatização assume papel de especial atenção, na medida em que o uso de condicionadores de ar representa mais de 10 % do consumo de energia elétrica no mundo. Em busca de aprimoramento constante, a indústria vem desenvolvendo soluções para melhoria de desempenho destes produtos, como, por exemplo, a difusão da tecnologia inverter.

Faz-se necessária complexa infraestrutura laboratorial para avaliação precisa da eficiência energética destes produtos. Por isso a LABELO Specialized Laboratories for conformity assessment, parceiro estratégico da PCN Latin America, inaugurou recentemente o seu novo Laboratório de Eficiência Energética para Condicionadores de Ar. Com tecnologia de ponta, a estrutura passa a atender a faixa de ensaios até 60 mil BTU/h e ensaiar, além dos tradicionais condicionadores de ar "janela" e split high-wall, também os de tipo Cassete e Piso Teto.

O investimento em infraestrutura laboratorial em nosso país é de suma importância para a indústria, pois laboratórios de ponta podem, além de realizar ensaios para homologação de produtos, servir de ambiente para o desenvolvimento de pesquisas e de novos produtos, fortalecendo a economia nacional.