Conformidade e Homologação de produtos de Telecomunicação

A Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações é o órgão responsável pela regulamentação da certificação de produtos de telecomunicações no âmbito da indústria, da prestação de serviços em telecomunicações e define os critérios de aceitação dos processos de homologação.

A Resolução nº 715/2019 descreve o rito de avaliação da conformidade de produtos desta origem, trazendo grande avanço ao sistema. Otimizou a incorporação de novas tecnologias com a instituição dos requisitos técnicos e procedimentos operacionais, melhorando o processo técnico de sua definição.

Respeitando a Agenda Regulatória para o biênio de 2023-2024, foi proposto o aprimoramento da regulamentação em questão, que resultaram no Relatório de Análise de Impacto Regulatório e pretende promover atualizações nos itens abaixo:

  • Infrações e Sanções no Processo de Avaliação da Conformidade e de Homologação, que visa o combate à pirataria e a comercialização irregular de produtos de telecomunicações;
  • Legitimados à Homologação, com a ampliação da gama de novos produtos e de desenvolvimento de tecnologia que possam ser contemplados pela regulamentação;
  • Regras de Identificação da Homologação, como oportunidade da retirada de barreiras regulatórias para fabricantes e importadores na realização da aposição do selo de homologação da Anatel;
  • Tratamento de Produtos para Telecomunicações Recondicionados ou Reformados, que verifica a adequação das disposições regulatórias de produtos desta origem.

A PCN Latin America atua como Organismo de Certificação Designado pela Anatel e está disposta a esclarecer seus questionamentos.

Leia a notícia na íntegra: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7173749949283643392