Nos mais diversos setores, empresas buscam mitigar o impacto ambiental a partir de iniciativas que promovem processos e produtos mais sustentáveis. Uma dessas inciativas é a adoção de programas de certificação que tragam transparência e confiabilidade de que essas práticas estejam realmente de acordo com práticas ambientalmente menos nocivas, buscando evitar, assim, o chamado “greenwashing”, que, em resumo, é a falsa promoção de atitudes ambientalmente corretas.
Com o crescimento da importância da agenda ESG, inclusive em âmbitos regulatórios, é cada vez mais importante que haja uma confiabilidade de que as ações de sustentabilidade tomadas por empresas sejam verificadas por uma terceira parte isenta. É por essa razão que a avaliação da conformidade é extremamente importante para a agenda ambiental.
Nesse sentido, muitos programas de certificação com abordagem sustentável integram o mercado promovendo o reposicionamento de empresas e incorpora os argumentos de marketing dos produtos, mas como atestar a confiabilidade destes programas? Ou seja, qual a confiabilidade e a transparência desses programas de certificação?
A PCN Latin America, como organismo de certificação acreditado ao Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, defende a submissão de programas como este à acreditação, ou seja, o reconhecimento oficial de que o programa de certificação está de acordo com as normas técnicas específicas do processo, serviço ou produto submetido à avaliação da conformidade.
Por este motivo, a PCN submeteu seu Programa de Certificação de Gestão de Resíduos Sólidos à acreditação pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do INMETRO, um órgão oficial e uma terceira parte isenta no processo. Isso significa que além de ganhos em credibilidade, o programa ganha reconhecimento em escala global devido aos acordos multilaterais de reconhecimento mútuos, proveniente da cooperação dos organismos de acreditação mundial, agregando confiabilidade, transparência e importância ao selo de conformidade.
Leia a notícia na íntegra: https://www.linkedin.com/posts/pcn-latin-america_confiabilidade-em-programas-de-certificação-activity-7158450401933942784-aS9S?utm_source=share&utm_medium=member_desktop